sábado, 27 de novembro de 2010


Tenho passado esses ultimo ano observando as pessoas e tenho percebido que muitas delas vivem a máxima do evangelho: “ Sejam mansos como as pombas e astutos como as serpentes”. Isso deveria ser ótimo se vivêssemos essa realidade para o bem.

Ludibriar, enganar e conseguir tudo o quer pela astucia e pela força da insistência tem feito com que certas pessoas consigam o que quer da forma mais triste que já vi.

Esse ultimo mês vivenciei uma realidade que certa pessoa queria adquirir algo, mas não desejava por a mão no bolso para isso, as armas que ela encontrou foi a insistência com o outro,fingindo se passar por necessitada e sem condições para realizar o que desejava até que essa pessoa cedeu e esta alcançou o sucesso.

Infelizmente esquecemos de olhar o outro, de nos manter em Deus e sermos verdadeiros e corretos, buscamos o famoso jeitinho brasileiro que na verdade é o verdadeiro jeitinho do demônio... Furar a fila, nos fingir de enganados para conseguir algo ou até mesmo nos passar por coitados são artimanhas pequenas e aparentemente inofensivas mas diante dos olhos de Deus é um grande pecado...Usamos e abusamos da bondade das outras pessoas, quando nós poderíamos ser bondosos, justos e coerentes no nosso proceder.

Fico pensando que nesse últimos tempos temos sido serpentes, não só na astucia e esperteza..mas nos gestos e na procedência.
A palavra do Senhor nos diz: “É verdade que, se fizeres o bem, andarás de cabeça erguida” (Gn 4,7a).

Estejamos atentos as nossas escolhas, ao que desejamos e fazemos com o próximo. Ser manso como as pombas significa também refletir sobre quem somos, o que somos e como agimos diante das situações.
Aprendamos também a dizer não aos jeitinhos demoníacos que se passa por brasileiro, sejamos firmes e coerentes com o nosso proceder.

Astutos como as serpentes no sentido de perceber que a maldade pode nos arrastar para o mal e para longe do coração de Deus. Ser cristão é ser antes de tudo honesto e verdadeiros... O demônio é o pai da mentira, mas nós somos filhos da Verdade por isso passemos a agir como tal.

Santa Tereza D´Ávila ensina: “Quero que prestes muita atenção, a fim de que o demônio e tua fraca inteligência não te façam obrigar outras pessoas a viver como tu vives”.

É tempo de nos revermos, o advento serve principalmente para prepararmos o coração para recebermos o menino Jesus.

Que o nosso interior seja como das crianças, transparentes e limpos de toda atitude contraria a vontade de Deus!
Peçamos ao Espírito Santo o dom da sabedoria e do discernimento para agirmos reta e santamente com as pessoas e as situações que nos são apresentadas.

Carinho, Barbara C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário