quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

O poder curador de um SORRISO



Há muito tempo à medicina questiona o poder de um sorriso para a cura de males físicos e emocionais.
Segundo o Dr. Eduardo Lambert autor do Livro “A Terapia do Riso”, sorrir pode ser o melhor remédio, levanta o astral das pessoas, devolve a auto-estima, amor próprio e o bom humor.O riso além de tudo, faz bem a saúde. Ao rir você vai ter uma proteção cardiovascular, uma proteção vascular contra anginas, contra infartos, contra derrames e doenças vasculares. Quanto mais gostosa a gargalhada ou mais efusiva a risada, maior será a síntese de produção de endorfinas, que podem ser chamadas inclusive de hormônios da felicidade. As endorfinas melhoram a circulação, a pressão arterial, relaxam os vasos, melhoram as defesas orgânicas contra infecções e alergias. ( A Terapia do Riso, ED. Pensamento, Eduardo Lambert /www1.uol.com.br/vyaestelar)
Sorri, ou melhor, dar uma boa gargalhada, vale mais que algum remédio para tristeza ou depressão, sua eficácia tem poder de ressurreição para muitos males emocionais.
É preciso a cada dia exercitar o poder curativo de um sorriso na nossa casa, no nosso trabalho.
Um bom sorriso sempre vem carregado de elementos fortíssimos como a alegria, a descontração, a acolhida, doçura e acima de tudo o amor.
Sorrir é um exercício, então comece agora: pense somente no tempo presente, esqueça o passado, este está nas mãos de Deus e você não pode mais mudá-lo, não se preocupe com o futuro ele ainda não chegou viva em a paz, livre-se de culpas na consciência, encare os problemas, as situações a vida com bom humor, mesmo sabendo que há situações na nossa vida que é dura ou sem graça, mais ainda assim sorria, pois nada é em vão tudo tem algo que nos ensina a crescer. Valorize em primeiro lugar a você mesmo tenha auto-estima,seja livre,proporcione coisas que lhe dão prazer como caminhar,ler um bom livro e faça questão de reunir-se com os amigos para contar histórias e dar boas risadas.
Certa vez, escutei uma homilia do Pe. Fabio de Melo em que ele dizia: “Amor que concerta é aquele que desconcerta”. Fiquei muito tempo pensando sobre isso e fui querendo vivenciar isso também na minha vida. Com o tempo fui percebendo ainda o quanto tantas vezes eu fui curada com um sorriso de um irmão,ou como era aconchegante e muito bom chegar perto da minha mãe e fazê-la sorrir...deixando -a desconcertada com uma brincadeira cheia de amor,quantas vezes minha mãe séria, esboçava um sorriso com o jeito atrapalhado do meu pai ou algo que ele mesmo tinha feito de engraçado e partilhava conosco,como nossa casa se enchia de luz com as risadas e principalmente com o sorriso da minha mãe(este por sinal é motivo de cura pra mim)adoro ver minha mãe sorrindo!
Quantas vezes ainda fui corrigida de forma doce, com um sorriso nos lábios de quem me corrigia dizendo: mas tem jeito, vai dar certo... Tantas palavras de incentivo que vem acompanhado com um sorriso cheio de amor, ou uma boa gargalhada que nos leva pra frente e nos faz perceber que vale a pena viver, vale a pena recomeçar.
O mistério do sorriso está no essencial, à disposição de amar e ser feliz!
Um sorriso ou uma boa risada além da cura transforma tudo, até mesmo o ambiente onde nos encontramos.
Sorrir é ter intimidade com o coração de Deus e saber que em tudo Ele tem estado atento e que é a solução de todos os problemas. Pois Ele é todo amor.
Sorria e cure a alma de alguém!


Bárbara Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário