terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Viver


“A arte de viver é simplesmente a arte de conviver... simplesmente, disse eu? Mas como é difícil!” Mario Quintana

É certo que viver bem é uma aventura das mais deliciosas que se existe.
No entanto é necessário perceber que nessa trilha muitas vezes arriscada somos acompanhados por pessoas, seres humanos, conhecidos ou não que fazem com que a aventura se torne divertida, exaustiva e certamente dolorida. Viver com o outro não é fácil...Porque? É obvio, porque somos diferentes, pensamos de modo diferente e julgamos as possibilidades de encarar a vida de forma diferente.
O que não podemos perder de vista é que mesmo o outro sendo o nosso antônimo dentro dele há sempre algo interessante na qual completara a nossa caminhada rumo à felicidade.
A gente aprende a viver bem, quando damos qualidade a nossas conversas, as nossas atitudes e comportamentos. Você pode ate pensar diferente do outro e não concordar com que está lhe sendo oferecido, por isso a sabedoria de Salomão dizia que saber CALAR também é uma arte.
Se o outro durante o seu percurso te olha diferente, sente-se superior, continue o seu caminho sendo quem você é... superioridade não é quem tem mais ou sabe mais, porem é quem ama mais.
Não estou usando aqui de demagogia, eu também às vezes não sei viver bem com algumas pessoas, principalmente quando ferrenhamente me machucam e não percebe em meio a sua autovivencia que o pé que me pisa pode um dia tropeçar e a queda sempre será maior. O que faço? Às vezes caio na besteira de me afastar e não querer trilhar os mesmos caminhos... é impossível que isso aconteça a vida inteira, pois planeta Terra é pequeno e como o mundo da voltas um dia certamente eu e essa pessoa acabaremos cruzando pela vida, mas nesse tempo de afastamento vou trabalhando o meu interior para ser uma pessoa cortês, educada e acima de tudo oferecer o que há de bom em mim, como no perfume das flores.
Nem sempre retiramos as flores do caminho, mas sentimos o seu perfume por onde passamos, quando alguém que não me dou cruza meu caminho preciso deixar uma boa impressão de que eu sou superior, não por sou melhor, mas porque há amor em mim.
Madre Tereza de Calcutá dizia que não podemos permitir que ninguém saia da nossa presença sem se sentir bem.. é assim que eu quero e procuro viver.
Conviver é e sempre será estar com o outro, dar-se ao outro e está aberto a receber do outro, mesmo que aparentemente o outro nada tenha a me ofereçer, procure lá no fundo há sim, algo a acrescentar.

“Desejo que você
Não tenha medo da vida, tenha medo de não vivê-la.
Não há céu sem tempestades, nem caminhos sem acidentes.
Só é digno do pódio quem usa as derrotas para alcançá-lo.
Só é digno da sabedoria quem usa as lágrimas para irrigá-la.
Os frágeis usam a força; os fortes, a inteligência.
Seja um sonhador, mas una seus sonhos com disciplina,
Pois sonhos sem disciplina produzem pessoas frustradas.
Seja um debatedor de idéias. Lute pelo que você ama.


Augusto Cury”


Barbara Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário